NOSSA HISTÓRIA
A Protto nasceu em 2010, quando três colegas apaixonados por carro tiveram a ideia de criar uma equipe de Fórmula SAE na Universidade Federal de Santa Catarina. Os três, Tiago Hoeltgbaum, Raone Acorsi e Tiago Schüller, decidiram visitar a competição, que na época era no centro de provas da Goodyear, onde se informaram sobre tudo o que precisavam para construir o tão sonhado primeiro carro do Fórmula UFSC. Para isso, pediram a ajuda de um professor orientador, que já tem muita fama por sua vasta sabedoria na área veicular na universidade, Lauro Nicolazzi.
Com o Professor e mais outros 7 integrantes que lutaram com garra, a equipe iniciou o projeto de um novo carro numa oficina do até então novo prédio do LabTuCal. Um ano após este começo, O prof. Lauro acabou se afastando da equipe devido à sua ocupação com a coordenadoria do curso de Engenharia Mecânica e, então, tivemos a honra de receber um novo professor orientador, o Rodrigo Vieira, ex-piloto de Rally e muito disposto a ajudar a equipe.
A equipe então, com muito esforço, terminou o primeiro carro construído totalmente do zero, sem nenhuma experiência prévia e foi para a competição em novembro de 2011. Na época, o carro era composto por um motor 400cc de Falcon (com peças da Honda Amauri), rodas Ferraro, chassi todo em aço 1008 da Tuper, amortecedores OFFSHOX, molas de Molas Brusque e pneus Vipal. Foi desta forma que o carro enfrentou a sua primeira competição, que com muito suor, alcançou a impressionante 15ª Posição na Competição, nos tornando a equipe estreante mais bem colocada e a única que continha o carro com bico alto e kit aerodinâmico
Nos próximos anos, a equipe continuou seguindo firme, trabalhando com o que se tinha disponível e muita força de vontade e união. Mudamos de motor, aprimoramos nosso projeto ano a ano, construímos o primeiro carro elétrico da UFSC, enfrentamos desafios e dificuldades, até chegarmos ao nosso melhor resultado em 2019: o 7° lugar geral da competição (entre as mais de 50 equipes participantes). Foi um ano muito especial para o Fórmula UFSC, que só nos trouxe mais garra para finalmente alcançarmos o pódio na competição de 2020. Entretanto, neste fatídico ano o mundo foi devastado pela pandemia e não foi diferente com a nossa equipe. Com uma paralisação das atividades presenciais por aproximadamente 2 anos, não teve como a equipe não sentir as consequências.
A primeira competição presencial pós-pandemia ocorreu em 2022, com uma equipe desestruturada e majoritariamente composta por pessoas que nunca haviam estado em outra competição. Apesar das dificuldades, conseguimos passar em todos os testes de segurança e participamos de todas as provas. Isso nos levou ao 22° lugar geral da competição.
Após isso, todos os membros presentes puderam sentir a magia de estar numa competição e lutar pela melhor colocação possível em todas as provas e um novo espírito de equipe nasceu, com muita sede de melhora. Então, fizemos um grande Planejamento Estratégico, reestruturamos a equipe, pedimos tutoria a ex-membros mais experientes e ao nosso professor orientador Rodrigo, admitimos novos membros, criamos novas áreas e temos como objetivo muito claro o 5° lugar geral na competição de 2024.
Atualmente, nos encontramos muito motivados, trabalhando duro, com um foco muito bem estabelecido e concretizável para nós, estudantes da 5° melhor universidade de engenharia do país.